Uma das mais belas canções com a marca de Chico Burque

Em nova pesquisa Ibope, Dilma segue firme na liderança

Da Redação da Agência PT de Notícias

Pesquisa Ibope/CNI, divulgada nesta quinta-feira (19), mostra a presidenta Dilma Rousseff com vantagem absoluta sobre seus principais adversários. A petista obteve 39% das intenções de voto.

O segundo colocado na pesquisa, o tucano Aécio Neves somou 21%. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, registrou 10% da preferência do eleitorado.

O levantamento ouviu 2.002 eleitores entre os dias 13 e 15 deste mês. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Exoesqueleto: 30 anos de pesquisas, 7 segundos de transmissão


demonstração do projeto Andar de Novo, na abertura da Copa do Mundo, tinha tudo para ser épica. Imagine a cena: o voluntário Juliano Pinto, paraplégico, em pé, chutando uma bola, tudo com auxílio de um exoesqueleto controlado pelo cérebro. Isso, diante dos olhos do mundo inteiro, parecia sensacional. Mas não foi bem assim. Na transmissão oficial, o projeto, resultado de 30 anos de pesquisas e uma década e meia em Interfaces Cérebro-Máquina, foi visualizado por apenas 7 segundos. Só restou a frustração ao não poder presenciar, pelo tempo necessário, a inovação da equipe da Universidade de Duke, liderada pelo cientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Veja a entrevista que o ex-presidente Lula concedeu ao Jornal do Comércio

Foto: Reprodução da Internet

JORNAL DO COMMERCIO – Embora procure preservar sempre a sua figura (Lula), o ex-governador Eduardo Campos definiu o papel dele na atual campanha para presidente: é o anti-PT e não poupa, em nenhum tema abordado, a presidente Dilma Rousseff. Como o Sr. vê essa posição do ex-governador, que é (ou foi) seu amigo particular e participou como ministro do governo do PT?

Dilma e Lula estarão hoje em Pernambuco, participando de ato político com Armando e João Paulo


presidenta Dilma Rousseff participará, na noite desta sexta-feira (13), de um dos mais emblemáticos eventos da pré-campanha que antecede as Eleições de 2014. Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela se reunirá com representantes do PT e PTB, em Recife (PE), durante ato político. O encontro será realizado no bairro da Madalena, com início às 18h.

O Brasil com o PT, nos versos de um Cordel






O Brasil foi no passado
Um poço de escuridão
O povo desanimado
Com o futuro da nação
Mas quando o PT chegou
A esperança habitou
E acabou o apagão


Hoje é dia de torcer pela seleção canarinha










A você que é decente
peço muita atenção
o pessimista insolente
só quer ver destruição
por isso tenha alegria
aproveite o seu dia
torcendo pra seleção!


NOVA POLÍTICA: STJ confirma contrato irregular e aponta superfaturamento na gestão de Fernando Bezerra Coelho quando foi prefeito de Petrolina

Foto: Reprodução da Internet
Transitou em julgado decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirmou a ilegalidade do contrato firmado na gestão do ex-Prefeito Fernando Bezerra Coelho (PSB) com a empresa SANEPAV, para realização dos serviços de limpeza pública do Município de Petrolina.

As irregularidades do Contrato atingiam a espantosa cifra dos R$ 24 milhões.

No seu voto, o Ministro Benjamin confirmou decisão anterior do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que relacionou as irregularidades verificadas no contrato que a SANEPAV mantinha com a Prefeitura na gestão de Fernando Bezerra Coelho.

Em mais uma pesquisa, com 40% das intenções de voto, Dilma aponta para vitória no 1º turno


Acaba de sair mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial. Ela foi feita pelo instituto Vox Populi, do sociólogo Marcos Coimbra, para a revista Carta Capital. O levantamento confirma o crescimento do senador tucano Aécio Neves, que foi de 16% a 21%. No entanto, a presidente Dilma Rousseff, que manteve os 40% da pesquisa anterior, ainda venceria em primeiro turno.

A principal divergência da Vox em relação ao Ibope diz respeito à pontuação de Eduardo Campos. Na Vox, o socialista marcou 8%, um número próximo aos 7% apontados pelo Datafolha, de Otávio Frias Filho, mas muito distante dos 13% do Ibope, de Carlos Augusto Montenegro.

Estudantes da UFRPE, Unidade de Serra Talhada, não recuam e permanecem em greve

No primeiro dia de aula após o fim da greve dos professores, mais de duzentos estudantes da UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, decidiram, em assembleia, continuar em greve. Logo após a assembleia, uma verdadeira massa estudantil saiu de sala em sala mobilizando os colegas, provocando a paralisação de mais de 90% das atividades da noite do dia 9 de junho.

Os estudantes haviam decidido no dia 26 de maio pela realização de greve estudantil, em apoio a greve dos docentes. No entanto, a maioria dos professores resolveu voltar as aulas, em assembleia realizada no último dia 02, ignorando a mobilização dos estudantes.

Gastos com a Copa não prejudicaram investimentos em saúde e educação

Por Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, sobre possíveis manifestações durante a Copa

Uma das maiores paixões do Brasil é o futebol. Por isso, é natural que a realização da Copa do Mundo em nosso país desperte fortes emoções. E é com muita emoção que o significado desse grande evento tem sido analisado.

Infelizmente, porém, tem faltado informação. É exatamente para levar informações precisas e ouvir um amplo leque de opiniões que tenho ido, como representante do governo brasileiro, a todas as cidades-sede para debater com os representantes dos movimentos sociais a importância e as repercussões da Copa para o Brasil.

A "crítica" que mais ouvi até agora é que os gastos do governo federal com a Copa do Mundo prejudicaram os investimentos do país em saúde e educação. Entretanto, esse é um mito que não tem lógica nem fundamento. Não houve gastos do orçamento da União diretamente com a Copa.

Quem tem medo da participação popular?


A proposta do governo da formação de Comitês de Participação Popular foi seguida por editoriais furibundos da mídia, como se se estivesse atentando contra os fundamentos essenciais da democracia brasileira. Os mesmos editoriais e colunistas que passam todos os dias desqualificando os políticos e a política, o Congresso e os governos, reagem dessa forma quando se busca novas formas de participação da cidadania.

O que está em jogo, para eles, é o formalismo da democracia liberal, aquela que reserva para o povo apenas o direito de escolher, a cada dois ou quatro, quem vai governá-los. É uma forma de representação constituída como cheques em branco pelo voto, sem que os votantes tenham nenhum poder de controle sobre os eleitos, no máximo puni-los nas eleições seguintes. Um fosso enorme se constitui entre governantes e governados, que desgasta aceleradamente os órgãos de representação política. Cada vez menos a sociedade se vê representada nos parlamentos que ela mesma escolheu, com seu voto.

A primeira repórter Down do Brasil é entrevistada pela agência PT de notícias


Aos 34 anos, Fernanda dos Santos Honorato entra para o RankBrasil em 2014 como a primeira repórter com Síndrome de Down do País. Nascida no Rio de Janeiro, a moradora da Barra da Tijuca coloca há sete anos em prática seu maior dom: conversar com as pessoas. Não pense que as atividades da moça param por aí. Além de repórter no Programa Especial da TV Brasil, Fernanda é atriz, atleta líder da Special Olympics do Brasil e rainha de bateria de escola de samba. Nesta entrevista à Agência PT de Notícias, ela fala sobre sua vida, paixões e vitórias. Acompanhe.

Você sempre quis ser jornalista?
Eu nasci com esse dom. Ainda pequena, eu brincava de entrevistar a minha família. Eu fazia de conta que era a Marilia Gabriela, que é a minha musa inspiradora. Não cheguei a fazer faculdade de jornalismo. Por isso, aprendi a ser repórter na prática.

Marília Arraes detona o prórpio partido, PSB, e confirma cooptação para formação de palanque

Matéria de Gilberto Prazeres, do Blog da Folha.


A vereadora do Recife Marília Arraes (PSB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), em coletiva de imprensa, que retira a sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. 
A socialista, que apontou, recentemente, uma suposta intervenção na Juventude Socialista Brasileira (JSB), braço do partido, em favor de João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), afirmou que a legenda não estimula a democracia.
A parlamentar declarou ainda que os processos no PSB são decididos por imposição e disse que essa prática se tornou uma constante. Marília Arraes afirmou ainda que as alianças proporcionais estão sendo fruto de cooptação e ferindo aliados do partido.

Quando os Estudantes não foram convidados pra festa

Foto Ilustrativa - retirada do Portal NE 10
O corporativismo de muitas categorias contribui para enfraquecer a luta por novas conquistas e mais direitos. Evidentemente, nem todos que pertencem a um segmento, aderem ao corporativismo.

No entanto, é comum vermos nas universidades os três segmentos organizados seguirem cada um por um caminho, vez ou outra convergindo, outras tantas, sem darem atenção aos demais. Não tenho dúvidas que os estudantes e os técnicos são os mais solidários, e infelizmente, a maioria dos docentes os mais corporativistas.

Logo no início da greve da UAST/UFRPE, comentei sobre a motivação dos sindicatos em realizar uma greve em Serra Talhada (veja aqui), em seguida, escrevi um novo comentário sobre a chegada do DCE e a deflagração da greve estudantil (veja aqui), recebi algumas críticas, mas insisti em debater a greve.

NOVA POLÍTICA: Prima acusa campos de favorecimento do filho no PSB



Pernambuco 247 - A vereadora do Recife Marília Arraes (PSB) demonstrou sua irritação quanto ao que considera uma interferência na disputa pelo controle da Juventude Socialista Brasileira (JSB-PE) de maneira a favorecer o filho do ex-governador de Pernambuco e presidenciável pela legenda, Eduardo Campos, João Campos. Marília, que é prima de Campos, postou em sua página no Facebook que o processo pela disputa interna pelo comando da JSB-PE está sendo comprometido”. Embora tenha evitado citar o nome de João Campos, ele anotou que “Existe uma articulação maior para que outro jovem, sem envolvimento na juventude partidária, assuma o posto de Secretário Estadual da JSB-PE, cargo principal, por meio do qual terá assento na Executiva Estadual do PSB”.

Mais uma queda da taxa de desemprego no Brasil


A taxa de desemprego no País caiu 11% na comparação entre o primeiro trimestre de 2013 e o mesmo período em 2014. No acumulado dos últimos 12 meses também houve queda, passando de 7,1% para 6,9% no primeiro trimestre de 2014. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Continuada), divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado indica tendência de aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, com taxas de desemprego mantidas em patamares baixos e o crescimento da formalização e da renda.

Armando e João Paulo lideram pesquisas na corrida eleitoral


Levantamento do Instituto Ibope revela que os eleitores pernambucanos têm preferência pelos candidatos apoiados pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (2), o senador Armando Monteiro (PTB), lidera a corrida pelo governo do estado, com 43% das intenções de voto. Já Paulo Câmara (PSB), apoiado pelo ex-governador, Eduardo Campos, apenas 8%.

Esses números aumentam quando são apresentados aos eleitores quem são os apoiadores dos pré-candidatos.

Mais de 800 bilhões em políticas sociais desde 2013


O governo Dilma Roussef destinou R$ 811 bilhões para Políticas Sociais em 2013, segundo o relatório do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), encaminhado ao Congresso em 30 de maio. O valor investido representa 16,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dos R$ 4,7 trilhões previstos para programas no PPA 2012-2015, 53% dos recursos vão para a área social, 28% para infraestrutura, 16% para o desenvolvimento produtivo e ambiental e 3% para os programas de Soberania, Território e Gestão. O PPA prevê também o uso de outro R$ 1 trilhão na manutenção de serviços públicos.

Qual será o desfecho da greve da UAST-UFRPE?

Em greve há dez dias, os docentes da UAST/UFRPE decidirão nesta segunda, 02/06, se continuarão parados ou se retomarão as atividades após a assembleia que realizarão para discutir o futuro do movimento grevista.

A pauta construída em 2012, além de extensa, é generalista e confusa, principalmente por não direcionar as cobranças para quem de fato poderá resolvê-las. Se refletirmos com a devida atenção, veremos que muitas das reivindicações poderiam vir sendo tratadas, com mobilização da comunidade acadêmica, no âmbito local. Da mesma forma, outras tantas devem ser direcionadas a reitoria, bem como, algumas são de responsabilidade dos governos federal e municipal.

Ao construir uma pauta generalista, o movimento corre o risco de não obter conquistas concretas, haja vista que cobranças endereçadas às pessoas ou órgãos errados, certamente nunca serão sanadas. Por exemplo: cobrar melhoria do transporte público à gestão da universidade é, no mínimo, ingenuidade. Por mais que exista vontade da reitoria da UFRPE, esse tipo de pauta é inerente aos poderes municipais.

Para que o movimento obtenha êxito, é fundamental que a pauta seja atualizada e feita sem generalismo. Para tanto, é necessário dividir a pauta em três blocos: 1) As demandas correspondentes a gestão local; 2) As demandas sob responsabilidade da reitoria; 3) As reivindicações que só poderão ser atendidas por outros órgãos governamentais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Fazendo essa adequação, a pauta ganhará mais consistência, sendo direcionada as autoridades competentes para as devidas resoluções. Se os grevistas quiserem obter sucesso, precisam, com urgência, construir uma estratégia que atinja todos os responsáveis, do contrário, sairão pior do que entraram, sem conquistas e sem rumo.

Renda dos mais pobres é a que mais cresce no Brasil



A renda dos 10% mais pobres no Brasil avançou 106% entre 2003 e 2012. Esse percentual é o dobro do aumento da renda média (51%) e quatro vezes mais que os 27% do PIB per capita real, resultado da soma de tudo que é produzido no País por habitante, descontada a inflação.

Para o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, esses dados da última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) são o resultado de uma combinação equilibrada entre crescimento econômico e queda na desigualdade de renda.