UM DIA DE RESISTÊNCIA E DE LUTA



Para muitos o 1º de maio é apenas mais um feriado, dia de confraternização das pessoas que tem emprego, dos que trabalham. Mas, a história por trás desta data tem muitas páginas e muita luta.

O dia do trabalhador representa um marco na resistência da classe trabalhadora historicamente oprimida, contra as má condições de trabalho, contra a exploração, as elevadas jornadas e os baixos salários. O 1º de maio, foi escrito nos anais da história com o suor e o sangue derramado por dezenas de milhares de operários, que dedicaram as suas vidas à luta pelo direito de viver dignamente.

Operários de todo o mundo foram brutalmente explorados, e mesmo em um tempo que já não se fala na escravidão formal, homens e mulheres sentem na pele a imposição sem limites do sistema, onde os patrões capitalistas visando cada vez mais lucros escravizam de outra forma, obrigando os trabalhadores a submeter-se a jornadas de trabalho que ultrapassam os limites do corpo.

Há 124 anos a Segunda Internacional Socialista instituiu a homenagem aos trabalhadores, ato dedicado aos operários mortos em 1886 nos Estados Unidos por protestarem por melhores condições de trabalho. Ao longo de todos esses anos, no mundo inteiro, muitos trabalhadores seguiram na luta para alcançar as conquistas tão sonhadas por milhões de cidadãos e cidadãs de cada canto do planeta, que somente pela luta, venceram algumas batalhas, tendo acesso a direitos básicos, mas, que antes eram inimagináveis.

No entanto, é necessário despertar em cada filho do operariado a consciência de classe, fortalecendo a luta pela transformação profunda da sociedade, uma sociedade sem exploração, sem desigualdades. É indispensável formar a juventude para esses desafios, e continuar com firmeza a luta dos que tiveram a ousadia de sonhar com um outro mundo possível, um mundo justo e fraterno.

É preciso sonhar sem ter medo, lutar com ousadia e vencer com coragem!  

VIVA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE TODO O MUNDO!