Em prosa e verso, sonhos e luta


Em prosa e verso descrevemos a vida e os sentimentos pertencentes a ela. Sonhos e lutas são os ingredientes que fazem funcionar uma mente e um coração. Assim, em prosa e verso, sonhos e lutas, construímos cada ação da vida, cada passo dado, cada conquista. É uma combinação necessária para fazermos de pequenos gestos grandes ações.


Em prosa, como dizem lá no sertão, dialogamos, construímos ideias, expomos pensamentos, fazemos livremente as nossas descrições, ou seja, apenas proseamos.

Em verso, somos mais sensíveis, mais delicados, mais impulsivos. São a partir deles que amamos, cantamos, choramos, sentimos no fundo da alma o quão forte são as palavras.

Mas nada disso é possível sem que haja momentos de abstração, de extravagância do imaginário. Para os revolucionários os sonhos são bons aliados para as belas lutas, são geralmente utópicos, mas tão necessário que estão intrinsicamente ligados à caminhada em qualquer batalha. São eles, os sonhos, o combustível fundamental que move um coração de um militante, e como diz o comandante e poeta, líder revolucionário, Ernesto Guevara, Lutam melhor os que têm belos sonhos.

Pois é, os sonhos agem em nós como uma mola impulsionadora, nos fazem acreditar que é sempre possível mudar, transformar, revolucionar. Ora, se não sonhássemos com um mundo melhor, certamente jamais desprenderíamos de um só instante para combater as injustiças, as opressões, as desigualdades. É porque sonhamos que lutamos incessantemente, em busca de uma sociedade superior. Assim, derivadas dos sonhos, as lutas são o extrato do que sentimos e desejamos e, portanto, com essa combinação seremos capazes de construir um mundo mais feliz, onde a fraternidade e a solidariedade sejam sentimentos universais, pertencentes a todas as pessoas, que haverão de viver com igualdade, sem que uns explorem os outros.

E assim seguiremos em prosa e verso, sonhos e luta, até realizarmos as mais profundas transformações, até que sejamos livres na vida.