Em nota, PT de Serra Talhada rebate críticas de Sebastião Oliveira

Foi com estranheza que o Partido dos Trabalhadores viu na imprensa local as declarações do deputado Sebastião Oliveira (PR), afirmando não haver nenhuma obra com a marca dos governos do PT em Serra Talhada.

Reconhecemos o legítimo direito do deputado do PR alinhar-se à oposição aos governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores, no entanto, é preciso ter humildade e reconhecer o que foi realizado, sobretudo, por se tratar de fatos concretos.

E não são poucos os investimentos na Capital do Xaxado: O Minha Casa Minha Vida é uma realidade, onde serão ao todo, 3.600 casas, sendo mais de 900 já entregues e 1.500 construídas, ação direta do Governo Federal em parceria com os municípios; A 1ª etapa da adutora do Pajeú foi inaugurada em 2013, pela Presidenta Dilma Rousseff, e beneficiou profundamente Serra Talhada; A Universidade Federal Rural de Pernambuco está consolidada, e somada ao Instituto Federal (IF Sertão) que está com as obras em andamento, transformará a nossa cidade em um grande e atrativo polo regional de educação superior.


Mas não é só isso. Outras ações estruturadoras foram realizadas em Serra Talhada através da parceria dos Governos Federal e Municipal.
Na educação temos o Pronatec, que já formou mais de 6 mil jovens; a construção de creches modelo e novas escolas;  uma frota considerável de ônibus do programa caminho da escola, totalizando 14 veículos; além de outros investimentos importantes para o fortalecimento da educação municipal, uma bandeira do Partido dos Trabalhadores.
Na saúde pública teremos uma nova realidade em Serra Talhada. Serão 16 novas Unidades Básicas da Saúde (UBS), e outras 10 reformadas; O Samu dará mais celeridade no atendimento de emergências; a construção de uma UPA 24h, que desafogará o atendimento de média complexidade do HOSPAM, cujos recursos já estão assegurados; e a participação do município no programa Mais Médicos, que representa, efetivamente, a maior obra na área da saúde, que é cuidar das pessoas.

A zona rural também foi imensamente contemplada. Com o kit de máquinas do Governo Federal, houve uma melhora no atendimento das demandas; qualificação e recuperação das estradas; instalação de novas cisternas e vários poços artesianos perfurados; programas voltados para a agricultura familiar, elogiado nacionalmente; eletrificação rural; acompanhamento sistemático para a convivência com a seca; e garantia do acesso à educação e a saúde, além de todas as outras ações já mencionadas que são de caráter universal.

No que tange o fortalecimento do desenvolvimento econômico, várias parcerias foram firmadas e em breve veremos brotar novos empreendimentos que ampliarão a nossa importância regional, integrando o grande polo educacional que está se consolidando, com investimentos que trarão dividendos expressivos para a nossa cidade. Teremos a instalação, já em andamento, de instituições importantes do sistema S, como o SEST/SENAT, SESC LER e SENAC, que proporcionarão, junto com a chagada de novas indústrias, um marco na economia regional, gerando emprego e renda para toda a região.

Para o Partido dos Trabalhadores, as grandes obras não são representadas apenas por concreto, mas, sobretudo, pelo atendimento as demandas da população, e nesse caso, a parceria entre o Prefeito Luciano Duque e a Presidenta Dilma Rousseff, tem trazido significativos avanços para Serra Talhada, com mais recursos para a cultura, para o fortalecimento das políticas voltadas para a mulher, na assistência social, sobretudo, aos cidadãos mais vulneráveis socialmente, na implementação de aparelhos voltados para o bem estar e para o lazer, como as quadras poliesportivas cobertas e as praças e academias da saúde, que tem um papel fundamental para que se fomente a qualidade de vida da população, e tantas outras ações realizadas diariamente através  de programas e parcerias firmadas entre os governos.


O PT tem um profundo respeito pela atividade parlamentar, e defende um poder legislativo autônomo e representativo, que lute junto à população para que as leis sejam aprovadas em beneficio do povo. Contudo, não podemos concordar quando parlamentares se apresentam como sendo os realizadores das ações governamentais, sejam elas quais for e onde for, pois sabemos que diante da constituição do país, essa prerrogativa é de competência do poder executivo, cabendo ao legislativo fiscalizar e cobrar pelo zelo dos recursos e das instituições públicas.