Câmara recebe proposta de constituinte exclusiva para Reforma Política

A Câmara Federal recebeu, nesta quinta-feira (30), proposta de realização de assembleia constituinte exclusiva para a reforma política. O projeto legislativo foi apresentado pelo deputado Renato Simões (PT-SP) e Luiza Erunida (PSB-SP) junto a uma lista com o apoio de 185 deputados de diversas legendas.

A ideia é levar os brasileiros a responderem nas urnas se são a favor ou não da realização de uma constituinte exclusiva para esse fim.

“Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”, propõe o texto.
De fato, a proposta dos deputados paulistas repete a feita em plebiscito simbólico realizado por iniciativa do PT, junto com outras 482 entidades, no dia 7 de setembro em todo o País.

Ao todo, a mobilização reuniu 7,7 milhões de votos, com 97% deles (7,5 milhões) favoráveis à convocação da constituinte.

Pela nova proposta, o prazo para a realização da consulta é de dois anos. Segundo Simões, o tema ganhou relevância nas eleições e estão em sintonia com as declarações da presidenta Dilma Rousseff, que se comprometeu em trabalhar pela realização da reforma política.

Da Redação da Agência PT de Notícias