Estudantes da UFRPE, Unidade de Serra Talhada, não recuam e permanecem em greve

No primeiro dia de aula após o fim da greve dos professores, mais de duzentos estudantes da UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, decidiram, em assembleia, continuar em greve. Logo após a assembleia, uma verdadeira massa estudantil saiu de sala em sala mobilizando os colegas, provocando a paralisação de mais de 90% das atividades da noite do dia 9 de junho.

Os estudantes haviam decidido no dia 26 de maio pela realização de greve estudantil, em apoio a greve dos docentes. No entanto, a maioria dos professores resolveu voltar as aulas, em assembleia realizada no último dia 02, ignorando a mobilização dos estudantes.


A falta de reciprocidade dos professores, que não retribuíram o gesto dos discentes, gerou um clima de insatisfação no meio estudantil. Se não bastasse a decisão isolada, vários professores retomaram as atividades aplicando provas, o que pegou muitos estudantes de surpresa.

Esse fato, somado a insatisfação do corpo discente com os problemas enfrentados na UAST, culminaram na permanência dos protestos. Uma comissão foi formada para negociar as demandas com a direção local, bem como, conduzir as ações do manifesto.

Na manhã desta terça, 10 de junho, a comissão foi recebida pela direção da unidade, ficando agendada uma reunião com os coordenadores de curso para discutir e negociar a pauta. O movimento reivindica de imediato a suspensão das provas durante essa semana e o início de uma agenda que discuta com o corpo discente as soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.

Uma nova assembleia deverá acontecer hoje a noite, para repassar os informes e decidir os rumos da greve dos estudantes.