A Cultura está renascendo em São José do Egito, o Berço Imortal da Poesia

Foto: Blog Pajeú da Gente
O patrimônio mais valioso do povo de São José do Egito é a sua cultura. Conhecida como o Berço Imortal da Poesia, a cidade imortalizou grandes poetas populares, que deixaram em cada verso a sua marca e levaram aos quatro cantos o nome dessa terra abençoada.

No entanto, o que era responsável por fazer a alegria da população, viveu momentos de tristeza, e durante a última gestão do governo passado, a cultura teve a sua beleza ofuscada por falta de políticas que incentivassem e fortalecem os valores da terra.

Coisas simples foram abandonadas por falta de vontade política, como a Escola e Banda de Música Cícero David, que ao longo de décadas, formou talentos e encantou a população com as suas apresentações em praça pública.

Mas como dizem os sertanejos, todo tempo de aflição é passageiro, e um novo tempo de altivez da cultura na terra da poesia, está chegando. Sob o comando do Professor e Poeta, Neném Patriota, que também é o Secretário Municipal de Cultura, as coisas simples, porém extremamente valiosas, estão voltando a alegrar a população de São José.


Neném Patriota, um dos maiores entusiastas de São José do Egito, está resgatando, através do governo municipal, projetos importantes, começando pela Escola e Banda de Música Cícero David, que voltou a funcionar e formar novos músicos, além de proporcionar belíssimas apresentações.

São José do Egito também passou a ter exposição de Artes e Artesanatos, na feira que foi criada para que os artistas pudessem apresentar os seus produtos.

A viola voltou a encantar São José, no Quintal da Cantoria, reativado junto com outras ações importantes da cultura local, e quando a viola para, é pra sanfona tocar e animar os Festejos Juninos, que também foram resgatados, trazendo de volta um dos eventos mais tradicionais da cidade, a apresentação das quadrilhas matutas que fazem São José parar e aplaudir de pé.

E a cultura egipciense está mesmo em festa. Com a criação do Sextão Cultural, que acontece no histórico Beco de Laura, a poesia declamada faz vibrar a cidade inteira, que vive para fazer poesia, e faz poesia para viver. Essa paixão do povo de São José do Egito, está se renovando, e graças as políticas implementadas, novos talentos estão surgindo, cantando e encantando a população egipciense.

Em pouco mais de um ano da nova gestão municipal, O Berço Imortal da Poesia recuperou o seu potencial de atrair pessoas para visitá-lo, retomando a sua capacidade turística, resultados que aparecem através da valorização e reconhecimento do atual governo, liderado por Romério Guimarães, e pela dedicação de Neném Patriota, que priorizam as ações de fortalecimento dos valores da terra.

Para marcar as conquistas desse novo tempo de São José, o município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura, passando a atuar de forma integrada com os outros entes da federação, fazendo uma gestão pautada na democratização e no controle, para que as políticas culturais sejam construídas por muitas mãos, e para que estejam acima de governos, passando a ser, definitivamente, uma parte inerente as prioridades da cidade.

Se a chuva chegar na velocidade que a Cultura está sendo resgatada, ainda teremos canjica e pamonha no dia de São João, enquanto o sanfoneiro e o violeiro tocam para animar a festa e comemorar o fim da estiagem: de chuva e de compromisso com a cultura e com o povo.

Viva o Berço Imortal da Poesia, Viva São José do Egito.