A greve dos Estudantes da UFRPE/UAST e a Copa do Mundo

Na última segunda, 26 de maio, cerca de cinquenta estudantes se reuniram na UFRPE - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, para discutir a participação na greve dos docentes. Apesar da baixa mobilização, os presentes decidiram decretar uma greve estudantil.

Mais uma vez vou indagar a motivação da greve. Antes de ser acusado, reitero que defendo as reivindicações e caminho firme com a classe trabalhadora. Contudo, a primeira pauta apresentada pelos representantes do DCE – Diretório Central dos Estudantes, que enfatizaram mais as suas representatividades do movimento conhecido como ANEL, frente estudantil do PSTU, do que mesmo da entidade representativa dos estudantes da UFRPE, foi atacar, tal qual fizeram os representantes sindicais, o governo federal e o PT.

Mais uma vez pergunto: e as pautas locais? E os mais de sessenta pontos levantados em 2012? não serão priorizadas pelos militantes do PSTU?

Por uma questão de justiça, é importante dizer que os estudantes de Serra Talhada trataram de chamar a responsabilidade para si e discutiram a pauta local, deixando claro que o movimento tem objetivo e é suprapartidário.


Essas questões tem me deixado inquieto, sobretudo, pela articulação que o PSTU tem feito em todo o país, junto com outros movimentos de oposição ao governo, para criar tumultos durante a copa do mundo. Para não ficar falando no vazio, procurei observar o que tanto motiva a ANEL e o PSTU (desculpem a redundância), em querer fazer greve justamente durante a realização da copa, e pelo que se pode ver, de fato o maior interesse é mostrar durante o evento esportivo, que o Brasil está beirando a barbárie.

Por óbvio, sou contra essas manobras. Sou contra não por acreditar que tudo vai bem e que não precisamos de melhorias, mas, por acreditar que o principio básico de uma boa luta que resulte em conquistas, é ter o foco nas conquistas que se almeja, e não na disputa pela disputa, tese referendada pelo PSTU e aliados.

Por outro lado, não posso deixar de defender os avanços dos últimos onze anos dos governos Lula e Dilma. Como posso acusar esses governos de sucatearem as universidades, se foi nessa quadra da história que a universidade foi interiorizada? Como posso dizer na UAST/UFRPE que foi o PT o responsável pela falta de estrutura adequada, quando na verdade foram os governos do PT que implantaram o campus de Serra Talhada? Como fazer essa conta bater?

Pois bem, esse tipo de reflexão tem de ser feita para que o movimento seja em defesa de melhorias, não contra pessoas e partidos. Por outro lado, estaremos, em breve, vivendo mais uma eleição, momento oportuno para que os partidos se apresentem como solução para os problemas, sem estar camuflados por trás de uma greve.

Por fim, gostaria muito de saber onde esteve o DCE nos últimos meses, afinal, se tudo está tão ruim como dizem, deveriam ter mobilizado os estudantes para, desde antes, lutarem por seus direitos e construírem uma forte luta. O DCE parece que adota a política de conveniência, só aparece quando a festa já está pronta.

Todavia, acredito na boa intenção dos estudantes da UAST, e defendo que continuemos mobilizados, porém, muito atentos, pois tem bicão querendo se apropriar da nossa festa, e nesse caso, com o intuito de estragá-la.