Fernando Coelho só conhece a UNIVASF: esqueceu que os outros "sertões" também tem universidade Federal (UFRPE) e Estadual (UPE). Lapso ou desprezo?

O pré-candidato ao senado pelo PSB, Fernando Coelho, tem defendido a criação da Universidade Federal do Sertão. Segundo ele, é necessário uma nova universidade que alcance as áreas onde a Univasf não chega.  (Blog do Nill Junior)

Até concordo que precisamos ampliar a presença de universidades no interior, e consequentemente, assegurar mais vagas para as pessoas que buscam uma formação profissional com a qualidade das instituições públicas. Porém, fiquei desconfiado que o pessebista não conhece a fundo a realidade da educação superior no interior pernambucano.


A falta de sintonia com o seu partido é tanta, que o ex-secretário nem se deu conta que o prefeito da cidade de Salgueiro solicitou ao reitor da Univasf que instalasse um campus no município. Também desconsiderou o fato de haver Institutos Federais em várias cidades da região, como: Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira, Ouricuri e, em breve, Serra Talhada.

Entretanto, o mais grave foram duas gafes. Primeiro, esquecer que a UPE existe e, bem ou mal, está em Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro. Segundo, que a UFRPE está consolidada em Serra Talhada, atendendo toda a região, e mesmo tendo problemas de infraestrutura, tem dado conta de formar bons profissionais em diversas áreas.


Pelo visto o pré-candidato está querendo jogar para a plateia. Todavia, é sempre bom lembrar que existe Pernambuco para além de sua cidade. Fernando mostra que tem uma visão estreita, enxergando desenvolvimento apenas em Petrolina, cidade que foi governada pela oligarquia Coelho por mais de cinquenta anos. Antes de falar em criar novas instituições, seria importante resolver os problemas das que já exitem, principalmente da UPE, que funciona em Arcoverde e Serra Talhada
em salas emprestadas ou alugadas por outras instituições e que sobrevive em situação precária.